Voltamos com a segunda lista de alimentos perigosos e proibidos aos cães.
Não se deixe levar pela carinha de ‘’coitadinho’’ que eles fazem, suplicando por um pouquinho da tua comida, pois as consequências podem ser gravíssimas ao seu amigão.
Então, se liga na parte 2 da imensa lista de alimentos proibidos:
Frutas com sementes
Tenham muito cuidado ao dar frutas aos cães. Muitas delas são saudáveis a eles, mas o problema está nas sementes que podem ser venenosas por conter uma substância extremamente tóxica a eles: o cianeto. Essa substância está na maioria das sementes e hiperventilação, convulsão, disfunção cardíaca, choque cardiogênico, coma e, até mesmo, o óbito. Então, quando for oferecer uma fruta para o seu cão (se essa fruta for permitida, é claro!), sempre retire as sementes. As mais perigosas são: maçã, caqui, romã, melancia, ameixa, carambola, cereja, damasco, pêssego.
Tomate verde, batata e inhame crus
Tomates maduros e crus estão na lista de alimentos permitidos aos cães. Porém, quando estão verdes, são um veneno para eles. É o mesmo caso das batatas e inhames: cozidos são altamente saudáveis mas, enquanto crus, também são tóxicos, até mesmo para os humanos. Isso se deve a uma substância chamada solanina, presente nestes três alimentos quando estão nas condições mencionadas. Os sintomas são vômitos, diarreia, fraqueza e confusão mental. Portanto, tomates devem estar maduros (podem estar crus) e os tubérculos, bem cozidos, porém sem qualquer tempero, certo?
Álcool
Tem gente que é sem noção e acha engraçado dar bebida alcoólica para animais. Vou falar o óbvio: jamais ofereça qualquer tipo de bebida alcoólica ao seu pet, nem que seja para lamber o copo da caipirinha. Os rins dos cães não são capazes de processarem o álcool e, por isso, a substância é altamente tóxico para os cães e pode causar sérios danos ao seu organismo. Uma pequena quantidade já é suficiente para envenená-lo e causar vômitos, diarreia, alterações no sistema nervoso central, problemas renais, descoordenação motora, úlcera, gastrite, dificuldade respiratória, coma e morte. Aliás, oferecer bebida alcoólica para animais, é considerado maus-tratos e é caso de polícia!
Ossos
Quando se pensa em comida para cachorro, a primeira coisa que vem à cabeça é um osso, não é? Pois é, ossos podem ser muito perigosos aos cães. Não devem ser oferecidos nem crus e nem cozidos, pois de uma forma ou de outra, ao serem mastigados, podem lascar e se tornarem pontiagudos, causando lesões na boca e nos dentes, além de ferimentos graves no esôfago, estômago e intestinos, provocando hemorragia e até levar a morte. Outro risco grave é o sufocamento. Então, opte pelas cartilagens cozidas, que são gostosas e saudáveis.
Doces
O açúcar não é nem um pouco saudáveis aos humanos e para os cachorros o efeito é ainda pior. Alimentos como biscoitos, bolachas, pães, balas ou qualquer tipos de doce, quando ingerido por um cachorro, pode provocar vômitos, diarreia, fraqueza, descoordenação motora e convulsão. No caso de alimentos com adoçantes, redobre a atenção, pois o xilitol é tóxico para eles. Essa substância aumenta o nível de insulina no organismo e pode provocar insuficiência hepática.
Carnes, peixe e ovo crus
Sabemos que todos os alimentos de origem animal, quando crus, podem conter parasitas e bactérias, além de enzimas e proteínas que inibem a absorção de nutrientes, o que pode ser muito prejudicial à saúde. Os danos são os mesmos para os pets e para os humanos. Então, sempre cozinhe muito bem esses tipos de alimentos também para os seus animaizinhos para que sejam aproveitados todos os nutrientes com segurança e não desenvolvam doenças como a salmonela, a qual pode até levá-los a óbito.
Alimentos gordurosos e fritos
Alimentos gordurosos não fazem bem para ninguém, inclusive para os cães. Qualquer tipo de alimento gorduroso, como frituras, pizzas ou carne com gordura por exemplo, podem causar desconforto estomacal e intestinal nos peludos e levá-los a desenvolver pancreatite, que é a inflamação do pâncreas e que pode causar a morte do animal. Sem falar que, a ingestão frequente desse tipo de alimento, causa obesidade e doenças relacionadas a ela.
Frutas secas
- Macadâmia: essa é a castanha mais perigosa e venenosa para os cães. Ela possui uma toxina ainda desconhecida e, mesmo em pequena quantidade, afeta os músculos e os sistemas digestivo e nervoso do animal, causando tremores, fraqueza, descoordenação motora, vômitos e até mesmo paralisia. Esse alimento jamais deve ser oferecido aos peludos, sejam in natura ou em algum preparo, como biscoitos e bolos.
- Amêndoas: são menos perigosas. Porém, por serem indigestas aos cães, atacam diretamente o trato digestivo provocando dores abdominais, diarreia e obstrução intestinal.
- Pistache: em si é um fruto saudável aos pets, porém, é comum alguns conterem mofo. Esse mofo é extremamente tóxico para eles e podem causar fraqueza, icterícia, vômito, inapetência e insuficiência hepática. Por isso, por segurança, não ofereça para o seu cão.
- Nozes: assim como as amêndoas, afetam o sistema digestivo e podem causar obstrução intestinal. E se estiverem com mofo, os riscos aumentam, conforme explicamos acima.
- Castanha do Pará: essa castanha também não é tóxica aos cães, mas por serem bastante gordurosas, mesmo uma pequena quantidade já é o suficiente para causar desconforto gástrico e problemas digestivos.
- Castanha de Caju: Em pequena quantidade, e de vez em quando, pode ser oferecida ao cão, sem sal e assadas ou torradas. A quantidade e a frequência são muito importantes, pois essa castanha possui muita gordura e, em excesso, provoca obesidade, indigestão e até mesmo, pancreatite. Jamais ofereça castanhas de caju cruas para o seu cão, pois nesse estado, possuem uma toxina muito perigosa a eles.
- Noz de Pecan: o perigo dessa noz também é o mofo, normalmente presente.
Espiga de milho
O milho em grãos é saudável para os cães, mas ofereça apenas de vez em quando e em pequena quantidade, por se tratar de um alimento calórico. Além disso, as rações já têm milho em sua composição de forma balanceada. Então, sem exageros, ok?
Mas, muita atenção: NUNCA dê o milho da espiga! Ofereça apenas os grãos soltos, fora da espiga. O estômago dos cães não digere bem a espiga de milho e, devido a isso, pode ocorrer obstrução intestinal.
O meu cachorro comeu algum desses alimentos! O que fazer?
Se você notar em seu animal qualquer sintoma como: problemas gastrointestinais (diarreia e vômito), alterações no comportamento, nos batimentos cardíacos e na respiração, leve-o imediatamente a um veterinário.
Não force-o a vomitar e jamais ofereça leite, o que só faz piorar o quadro. Estimule o seu bichinho a beber bastante água.
E, mais uma vez, segue o alerta: antes de dar qualquer comida ao seu pet, mesmo que pareça ser o mais saudável e inofensivo dos alimentos, consulte sempre um veterinário! Na dúvida, NÃO DÊ!
Não deixe de ler a Parte 1 da lista dos alimentos proibidos para cães clicando aqui.
Nos conte aí nos comentários, se o seu amigão já ingeriu algum desses alimentos, mesmo que por acidente e qual procedimento você adotou.
Deixe também as suas dúvidas e o que achou do texto.